Como ajudar seus filhos a lidar com a ansiedade enquanto as escolas voltam durante a pandemia

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Estima-se que uma em cada oito crianças e jovens de cinco a 19 anos de idade tenha um transtorno de saúde mental, com 7,2 por cento das crianças tendo um transtorno de ansiedade

Foram alguns meses complicados e, com muitas escolas marcadas para retornar em setembro, e outras não tem nem a ideia de quando abrirão as suas portas. As crianças estão compreensivelmente começando a se sentir inseguras e preocupadas.

Estima-se que uma em cada oito crianças e jovens de 5 a 19 anos tenha um transtorno de saúde mental, com 7,2 por cento das crianças tendo um transtorno de ansiedade.

Embora seu filho possa não sofrer tanto, é importante dar a ele as ferramentas para controlar suas emoções e se tornar jovens saudáveis ​​e confiantes.

A ansiedade pode se apresentar de forma bastante diferente dependendo da faixa etária.

Crianças mais novas podem ter dores de estômago ou acessos de raiva, enquanto crianças mais velhas e adolescentes experimentam mais comumente ansiedade social ou medo do fracasso.

A ansiedade é uma emoção humana normal, mas muitas vezes ainda pode ser irracional – e quando começa a se tornar insuportável, pode impactar nossa qualidade de vida, saúde física e relacionamentos.

Mas não se preocupe, há muitas maneiras de ajudar seu filho.

Acredita-se que 7,2 por cento das crianças tenham um transtorno de ansiedade (Imagem: Getty)

Realmente escute

O tipo certo de ouvir significa que seu filho se sente seguro para se expressar para você.

Deixe-os falar e responder usando a linguagem corporal para mostrar que você está ouvindo e entendendo.

Quando chegar o momento certo, parafraseie o que eles disseram para mostrar que têm toda a sua atenção.

É importante lembrar que você não precisa concordar com seu filho – muitas preocupações podem ser irracionais. Mas você ainda pode afirmar e ter empatia com eles.

Experimente dizer coisas como ‘Estou ouvindo’, ‘Posso ver por que isso o deixaria triste / preocupado / chateado’, ‘Isso faz sentido’ ou ‘Como você se sente em seu corpo?’

Isso é chamado de escuta ativa e é usado pelos terapeutas para encorajar o falante a se abrir.

Não tente resolver o problema sem realmente abordar a ansiedade de seu filho.

Ao ouvir essas mensagens, seu filho vai acreditar que seus sentimentos não são válidos, tornando-o menos propenso a se expressar.

Identificar gatilhos

Momentos do dia, situações ou mesmo uma pessoa em particular podem fazer com que seus níveis de estresse aumentem.

Tente identificar esses gatilhos e converse com seu filho sobre eles.

Pergunte como se sentem quando algo acontece. Se houver muitos gatilhos, procure um tema unificador – por exemplo, situações sociais, trocar de roupa ou talvez falar com adultos.

Em vez de evitar essas situações completamente, veja se consegue aliviar a pressão e deixar seu filho mais confortável.

Peça ideias ao seu filho e dê sugestões.

Tente trabalhar em conjunto para encontrar soluções, permitindo que seu filho tenha um papel ativo no controle da ansiedade.

Identificar os gatilhos pode ajudar a resolver os problemas mais facilmente (Imagem: Getty)

Ajude seu filho a relaxar

Pesquisas descobriram que atividades rítmicas repetidas trabalham para relaxar e reconectar a ligação entre o cérebro de uma criança e seu sistema nervoso, tornando mais fácil para ela regular suas emoções.

As atividades rítmicas que ajudam podem incluir caminhada, dança, corrida, pular na cama elástica, bateria, canto, ioga e exercícios respiratórios.

Você também pode fazer uma lista de reprodução calmante de sua música favorita, colorir ou tentar uma meditação de um minuto.

Incentive-os a fazer uma toca – eles podem até fazer sinais para desligar, como ‘Preciso de um abraço’ ou ‘Não perturbe.

Se possível, tente procurar alguns animais para eles passarem mais tempo. Os animais são freqüentemente usados ​​para reduzir a ansiedade em crianças e adultos.

Maneiras de expressar emoções de maneira saudável

Reserve um momento para perguntar ao seu filho (ou lembre-o de fazer a si mesmo) esta sequência de perguntas:

  • Como você está se sentindo?
  • Você consegue localizar a sensação em seu corpo?
  • Que pensamentos vêm junto com esse sentimento?
  • E se você deixar seu rosto e corpo se moverem com essa sensação?

Deixe seu filho saber que está tudo bem chorar, expressar raiva, se enrolar, precisar de um abraço, recusar um abraço, falar ou ficar em silêncio. Também não há problema em sorrir, rir ou dançar.

Lembre-se de não julgar ou levar as emoções de seu filho para o lado pessoal.

Pensamentos negativos

Tirar os pensamentos negativos da mente e colocá-los em um objeto físico é muito terapêutico, especialmente quando você os joga fora.

Use giz para escrever em uma pedra e, em seguida, jogue-a no mar ou escreva preocupações em um pedaço de papel e rasgue-o em pedacinhos. Eliminar pensamentos perturbadores de uma maneira mais literal como essa pode ajudar a quebrar os ciclos de pensamentos negativos e dar a seu filho o alívio de uma mente que está muito ocupada.

prenda a deixar ir

Crianças ansiosas costumam passar muito tempo se preocupando com coisas fora de seu controle, como as palavras ou ações de outras pessoas.

Ajude seu filho a entender o que ele pode ou não controlar – você pode até imprimir uma lista e colá-la na parede. Tente adicionar suas próprias ideias também, específicas às coisas com que seu filho se preocupa.

De volta à escola

A escola pode trazer muitos motivos para se preocupar – dinâmicas sociais complexas, testes, cargas de trabalho e bullying.

Deixe seu filho saber que você é seu aliado em tudo isso. Mesmo que você não esteja com eles no dia a dia, quando algo lhes causa angústia, aproveite para mostrar que está do lado deles.

Fale com o professor ou com os pais de outras crianças envolvidas. Peça mudanças e faça um brainstorm de soluções com seu filho. Deixe-os ver que você os está levando a sério e eles se sentirão seguros em falar com você sobre suas preocupações.

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