Suplementos alimentares consumidos em academias são seguros para serem consumidos?

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Uma mulher australiana com um distúrbio genético morreu por consumir muitos suplementos de proteína, foi relatado recentemente. A mulher em questão, Meegan Hefford, uma fisiculturista de 25 anos, sofria de uma doença rara e não diagnosticada que causou um acúmulo fatal de amônia em seu corpo (a amônia é produzida quando o corpo quebra as proteínas). Isso levanta a questão: os suplementos de exercícios são seguros?

Em pessoas saudáveis, os suplementos mais comumente usados ​​com o objetivo de melhorar o corpo – muitas vezes referidos na literatura científica como “nutracêuticos” ou “alimentos funcionais” – são inofensivos. No entanto, existem casos raros em que condições de saúde subjacentes ou consumo excessivo podem causar problemas de saúde.

De longe, o suplemento mais comum tomado por frequentadores de academia são aqueles que contêm aminoácidos na forma de proteína, hidrolisados ​​de proteína (como a proteína do soro do leite) ou aminoácidos de cadeia ramificada individual (BCAA), contendo leucina, isoleucina e valina. As pessoas tomam esses suplementos para apoiar a construção muscular com base na premissa de que os aminoácidos são os blocos de construção do tecido muscular. Além da rara doença genética sofrida por Meegan Hefford, há algum perigo em consumir esses suplementos de proteína?

Existem vários outros distúrbios genéticos muito raros em que o manuseio de certos aminoácidos é comprometido. Por exemplo, a doença da urina do xarope de bordo (MSUD) leva a um aumento tóxico de BCAA, tornando seu consumo excessivo perigoso . No entanto, quem sofre de DXB geralmente é diagnosticado em uma idade precoce, portanto, é improvável que isso se manifeste por meio da ingestão excessiva de proteínas na idade adulta.

Assim como os distúrbios genéticos no manuseio de aminoácidos, as pessoas com doenças renais costumam ser orientadas a evitar dietas ricas em proteínas, uma vez que o consumo excessivo pode prejudicar os rins deficientes. Foi isso que levou à premissa de que as dietas ricas em proteínas e, por extensão, os suplementos de proteína são “ruins para os rins”.

Mas isso agora foi amplamente desmascarado , uma vez que os atletas consomem quase 3g por quilograma de peso corporal por dia (cerca de três vezes e meia a dose diária recomendada de 0,8g / kg / dia) e adultos saudáveis ​​que consomem até 1,25g / kg / dia de leucina mostram muito poucos efeitos negativos para a saúde , pelo menos a médio prazo. Portanto, exceto em casos extremamente raros, tomar suplementos de proteína é geralmente seguro.

L-carnitina e creatina

Embora numerosos para serem mencionados, existem muitos suplementos sendo consumidos por frequentadores de academia, com o objetivo de aumentar a massa muscular, reduzir a gordura e aumentar o desempenho. Vamos dar uma olhada na segurança deles.

Tanto a L-carnitina quanto a creatina são compostos naturais tomados para melhorar a massa muscular, desempenho ou perda de peso. (A carne vermelha é particularmente rica nessas substâncias.) Como a maioria dos suplementos, esses suplementos foram sujeitos a muitas investigações quanto à sua segurança. Até o momento, há evidências mínimas de que eles sejam prejudiciais aos humanos, apesar das alegações iniciais de possíveis danos ao fígado ou rins, cãibras musculares ou desequilíbrio eletrolítico. Além disso, não existem doenças subjacentes conhecidas que possam torná-los perigosos.

A carne vermelha é rica em L-carnitina e creatina. hlphoto / Shutterstock
Ácidos linoléicos conjugados

Os ácidos linoléicos conjugados (CLA) são outro suplemento popular. O CLA é um tipo específico de gordura que está associado à diminuição da massa gorda e ao aumento da massa muscular. Embora geralmente considerado seguro, existem dados de modelos animais e em humanos que sugerem que seu consumo pode levar a alterações desfavoráveis ​​no sangue, nomeadamente aumentos nas lipoproteínas de baixa densidade (“gorduras más”). Como sempre acontece, os dados de longo prazo dos estudos controlados não estão disponíveis, portanto, sempre haverá um elemento de dúvida sobre sua segurança.

Vitamina E e Resveratrol

Mas existem outras considerações em torno dos efeitos potencialmente prejudiciais dos suplementos. Um exemplo recente disso são os suplementos antioxidantes, como a vitamina E e o reseveratrol. De fato, embora os primeiros trabalhos tenham sugerido que esses suplementos poderiam melhorar o desempenho nos exercícios, mais tarde ficou claro que, se é que podiam agir contra os efeitos benéficos dos exercícios .

Contaminação

Além disso, em vez de o nutriente suplementado ser prejudicial em si, pode haver outros compostos contaminantes dentro do suplemento, desconhecidos para o consumidor, que podem causar danos.

Freqüentemente ouvimos notícias sobre testes de drogas falhos no esporte sendo causados ​​por “suplementos contaminados”. Quer isso seja verdade ou não, permanecem evidências reais e preocupantes de contaminação nos suplementos dietéticos por uma série de substâncias controladas diferentes. Na verdade, como o controle sobre sua produção carece de rigor farmacêutico, pode haver perigos desconhecidos em suplementos, especialmente aqueles comprados online. Um caso recente nos Estados Unidos destaca esses perigos em que várias pessoas sofreram de hepatite aguda grave e insuficiência hepática fulminante após consumir o mesmo suplemento dietético, OxyELITE Pro.

Portanto, embora haja poucos riscos em tomar suplementos (ou pelo menos uma falta de evidência de que eles são prejudiciais), deve-se lembrar que alguns suplementos podem afetar negativamente o que as pessoas estão tentando alcançar. Ou podem ser contaminados para parecerem “suplementos maravilhosos”.

Além disso, falta a verdadeira eficácia de muitos suplementos emergentes – muitas vezes sendo mais baseados na teoria e no marketing do que na ciência reproduzível. Dito isso, um pequeno número de suplementos tem efeitos benéficos comprovados junto com os exercícios e, além disso, muitos deles se traduziram em benefícios clínicos comprovados.

Voltando aos suplementos de proteína, sim, eles podem aumentar a massa muscular com exercícios , embora o efeito seja pequeno e os suplementos possam ser facilmente substituídos por mudanças na dieta.

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