O alongamento pode ser melhor do que caminhar para reduzir a pressão alta, revela estudo

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Esteja você entrando no ano novo  decidido a aumentar sua contagem de passos diários ou ansioso para levantar alguns pesos, você pode querer pensar em adicionar um pouco de alongamento ao seu dia também.

Uma nova pesquisa sugere que o alongamento pode ser mais eficaz do que uma caminhada rápida na redução da pressão alta para pessoas com hipertensão .

“Todo mundo pensa que alongamento é apenas alongar seus músculos”, disse Phil Chilibeck, que estuda biomecânica e movimento humano (cinesiologia) na Universidade de Saskatchewan em Saskatoon, Canadá.

“Mas quando você estica os músculos, também estica todos os vasos sanguíneos que alimentam o músculo, incluindo todas as artérias.”

Isso reduz a rigidez das artérias, o que significa que há menos resistência ao fluxo sanguíneo, o que pode resultar em redução da pressão arterial.

A hipertensão é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, que são a causa número um de morte em todo o mundo .

Embora possa ser difícil, há muitas coisas que as pessoas podem fazer para baixar a pressão arterial , como reduzir a ingestão de sal, beber menos álcool ou passar tempo com a família e amigos.

E talvez pudéssemos adicionar exercícios de alongamento à lista também.

Estudos anteriores, em animais e pessoas , mostraram como o alongamento pode melhorar o fluxo sanguíneo para os músculos e tecidos. Um estudo também descobriu que o alongamento é uma forma eficaz para as mulheres (com pressão arterial normal) reduzirem a pressão arterial durante a gravidez , mais do que caminhar.

Sem mencionar que o alongamento fortalece o tecido conjuntivo, melhora a flexibilidade e ajuda nosso corpo a se adaptar ao aumento do exercício.

Neste estudo, o alongamento foi confrontado com a caminhada rápida em um teste de oito semanas envolvendo pessoas com pressão arterial moderadamente elevada.

Quase quarenta homens e mulheres, com idade média de 61 anos, completaram o julgamento. Os participantes não sabiam o que o ensaio estava testando, apenas que eles tinham que completar seus exercícios designados, seja alongamento ou caminhada.

Um grupo fez uma sessão de alongamento de 30 minutos cinco vezes por semana, enquanto os outros caminharam pela mesma quantidade de tempo e em um ritmo acelerado para elevar a frequência cardíaca.

Antes e depois do programa de oito semanas, a equipe de pesquisa mediu a pressão arterial dos participantes de três maneiras: quando as pessoas estavam sentadas (como se você estivesse em um consultório médico), deitadas em decúbito dorsal (que pode ser mais preciso para medir hipertensão ) e por um período de 24 horas usando um monitor portátil de pressão arterial.

Ajuda o fato de ambos os grupos terem ingestão dietética de sal semelhante, e as avaliações também mostraram que os participantes do estudo não reduziram sua atividade física típica para dar tempo para o exercício extra, mas em vez disso, adicionaram-no em cima de sua rotina habitual

Após oito semanas, e com as leituras de pressão arterial ajustadas à linha de base e em média para cada grupo, as macas tiveram maiores reduções em sua pressão arterial em comparação com os caminhantes por algumas medidas, mas não todas.

“Essa descoberta é importante porque oferece às pessoas um número maior de opções de exercícios para reduzir a pressão arterial”, escreveram os autores em seu artigo .

Quanto a como exatamente o alongamento reduz a pressão alta, isso ainda precisa de mais investigação.

Além de facilitar o fluxo sanguíneo, pode ter algo a ver com a respiração lenta e controlada que naturalmente acompanha o alongamento. Os exercícios respiratórios nas práticas de ioga têm sido associados à redução da pressão arterial , mas isso também significa que seria difícil separar os efeitos da respiração do próprio alongamento.

Além disso, os participantes do estudo eram supervisionados apenas algumas vezes por semana, então temos que acreditar na sua palavra de que completaram as outras sessões com o mesmo padrão.

Também precisamos reconhecer que o estudo recrutou um grupo relativamente pequeno de homens e mulheres e apenas 35 completaram o programa de oito semanas.

Além disso, não podemos dizer se o alongamento teve um efeito sustentado porque os benefícios podem diminuir assim que as pessoas pararem de se alongar, e todos nós sabemos que pode ser difícil manter novos hábitos .

Mas, acima de tudo, essas descobertas não são motivo para diminuir o ritmo em outras formas de exercício.

O grupo de caminhada neste pequeno estudo conseguiu reduzir a cintura mais do que os alongamentos, o que mostra que ainda é uma boa ideia fazer o coração bater com exercícios aeróbicos, como caminhar. 

“Coisas como caminhar, andar de bicicleta ou esqui cross-country têm um efeito positivo na gordura corporal, nos níveis de colesterol e no açúcar no sangue”, disse  Chilibeck, que junto com seus co-autores concluiu que pode ser melhor adicionar uma rotina de alongamento para exercício aeróbico para a saúde geral do coração.

No mínimo, essa pesquisa pode ser apenas o empurrãozinho de que precisamos para incorporar uma atividade que podemos fazer chuva, granizo ou sol.

O estudo foi publicado no Journal of Physical Activity and Health .

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