Café puro pode ser bom para o coração diz estudo

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É mais um home run para o consumo de café – desde que seja preto e cafeinado, claro.Beber uma ou mais xícaras de café puro com chumbo por dia estava associado a um risco reduzido de insuficiência cardíaca em longo prazo, de acordo com uma revisão de dados de dieta de três grandes estudos usando ferramentas analíticas da American Heart Association.

O benefício não se estendeu ao café descafeinado. Em vez disso, a análise encontrou uma associação entre o café descafeinado e um risco aumentado de insuficiência cardíaca.A insuficiência cardíaca ocorre quando um coração enfraquecido deixa de fornecer às células do corpo sangue suficiente para obter o oxigênio necessário para manter o funcionamento adequado do corpo. Pessoas com insuficiência cardíaca sofrem de fadiga e falta de ar e têm dificuldade para andar, subir escadas ou outras atividades diárias.”Embora não seja possível provar a causalidade, é intrigante que esses três estudos sugiram que beber café está associado a uma diminuição do risco de insuficiência cardíaca e que o café pode fazer parte de um padrão alimentar saudável se consumido puro, sem adição de açúcar e laticínios com alto teor de gordura “, disse a nutricionista Penny Kris-Etherton, ex-presidente imediata do Comitê de Liderança do Conselho de Saúde Cardiometabólica e Estilo de Vida da American Heart Association, em um comunicado. Ela não estava envolvida com a pesquisa.

Análise massiva de dados

O estudo, publicado na terça-feira na revista AHA Circulation: Heart Failure , analisou informações dietéticas auto-relatadas do Framingham Heart Study original . Esse estudo, que começou em 1948, envolveu mais de 5.000 pessoas sem nenhuma doença cardíaca diagnosticada que viviam em Framingham, Massachusetts. O estudo acompanhou essas pessoas e seus descendentes por 72 anos ao longo de três gerações.

O novo estudo usou ferramentas analíticas de última geração da Plataforma de Medicina de Precisão da AHA para comparar os dados de Framingham ao Estudo de Risco de Aterosclerose em Comunidades , um estudo longitudinal, multisite, biracial, e o Estudo de Saúde Cardiovascular , um estudo de 10 anos -estudo longo de risco cardiovascular em adultos com mais de 65 anos.Ao todo, os estudos forneceram informações dietéticas para mais de 21.000 americanos adultos.Em comparação com pessoas que não bebiam café, a análise descobriu que o risco de insuficiência cardíaca diminuiu entre 5% e 12% para cada xícara de café consumida todos os dias nos estudos Framingham Heart e Cardiovascular Health.O risco de insuficiência cardíaca permaneceu o mesmo por não beber café ou tomar uma xícara por dia no Estudo de Risco de Aterosclerose em Comunidades. Mas quando as pessoas bebiam duas ou mais xícaras de café preto por dia, o risco diminuía em cerca de 30%, descobriu a análise.”A associação entre a cafeína e a redução do risco de insuficiência cardíaca foi surpreendente”, disse o autor sênior Dr. David Kao, diretor médico do Colorado Center for Personalized Medicine da University of Colorado School of Medicine, em Aurora.

“Café e cafeína são frequentemente considerados pela população em geral como ‘ruins’ para o coração porque as pessoas os associam a palpitações, pressão alta etc. A relação consistente entre o aumento do consumo de cafeína e a redução do risco de insuficiência cardíaca vira essa suposição do avesso “, Disse Kao em um comunicado.

Um pouco de cautela

Todos esses estudos foram feitos tomando café preto. No entanto, muitas pessoas adicionam laticínios, açúcares, sabores ou cremes não lácteos que são ricos em calorias, açúcar e gordura adicionados. Isso provavelmente anula quaisquer benefícios para a saúde do coração, avisa a AHA.Esteja ciente também de que, na maioria dos estudos, uma xícara de café tem apenas 8 onças; a xícara “grande” padrão na cafeteria é o dobro de 16 onças.

A maneira como você prepara o café também tem consequências para a saúde. Ao contrário das cafeteiras de filtro, uma prensa francesa, o café turco ou o café fervido popular nos países escandinavos não conseguem pegar um composto chamado cafestol na parte oleosa do café. Cafestol pode aumentar o colesterol ruim ou LDL (lipoproteínas de baixa densidade).A cafeína pode ser perigosa se consumida em excesso por certas populações, mostraram as pesquisas. Altos níveis de consumo de café (mais de 4 xícaras) durante a gravidez foram associados a baixo peso ao nascer, parto prematuro e natimortos em um estudo de 2017 . Para mulheres com maior probabilidade de fraturas ósseas, o café aumentou esse risco; o mesmo não acontecia com os homens.Estudos anteriores também sugeriram que pessoas com problemas de sono ou diabetes não controlada deveriam consultar um médico antes de adicionar cafeína à dieta.E, claro, esses benefícios não se aplicam a crianças – crianças e adolescentes não devem beber refrigerantes, cafés, energéticos ou outras bebidas com qualquer quantidade de cafeína, de acordo com a American Academy of Pediatrics.

“O resultado final: desfrute do café com moderação como parte de um padrão alimentar saudável para o coração que atenda às recomendações de frutas e vegetais, grãos inteiros, laticínios com baixo teor de gordura / sem gordura e também com baixo teor de sódio e gordura saturada e açúcares adicionados “, disse Kris-Etherton.”Além disso, é importante estar ciente de que a cafeína é um estimulante e consumir muito pode ser problemático – causando nervosismo e problemas de sono”, disse ela.

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