Tianwen – 1 da China envia vídeo do Planeta Vermelho; vídeo

No vídeo, publicado pela emissora estatal CCTV, a superfície do planeta é vista saindo de um céu totalmente escuro contra o lado de fora do Tianwen-1, que entrou na órbita do Planeta Vermelho na quarta-feira.

Crateras brancas são visíveis na superfície do planeta, que vão do branco ao preto no vídeo enquanto a sonda voa ao longo de um dia marciano, disse a agência oficial de notícias Xinhua.

O Tianwen-1 de cinco toneladas – que se traduz como “Perguntas ao Céu” – inclui um orbitador de Marte, um módulo de pouso e um veículo espacial movido a energia solar e lançado do sul da China em julho passado.

É a última etapa do programa espacial de Pequim, que visa estabelecer uma estação espacial tripulada até 2022 e eventualmente colocar um astronauta na lua, e abriu uma nova arena extraterrestre para a competição EUA-China.

O Tianwen-1 foi lançado na mesma época que uma missão rival dos EUA e deve pousar na superfície do planeta em maio.

Seu sucesso vem na mesma semana em que a sonda “Hope” dos Emirados Árabes Unidos também entrou com sucesso na órbita de Marte – fazendo história como a primeira missão interplanetária do mundo árabe.

Cientistas chineses esperam pousar um veículo espacial de 240 kg (530 libras) em maio em Utopia, uma enorme bacia de impacto em Marte. Seu orbitador durará um ano marciano.

Para o estudo de três meses do solo e da atmosfera do planeta, a missão vai tirar fotos, mapear mapas e procurar sinais de vida passada.

A sonda já enviou de volta sua primeira imagem de Marte – uma foto em preto e branco que mostra características geológicas, incluindo a cratera Schiaparelli e os Valles Marineris, um vasto trecho de cânions na superfície marciana.

Marte provou ser um alvo desafiador, com a maioria das missões desde 1960, enviadas pela Rússia, Europa, Japão e Índia, terminando em fracasso.

Perseverança da NASA, que deve pousar no Planeta Vermelho em 18 de fevereiro, se tornará o quinto rover a completar a viagem desde 1997 – e todos até agora têm sido americanos.