Mulher morre na Austrália por coágulos sanguíneos associada à vacina da Covid AstraZeneca em meio a dezenas de casos

Compartilhe

Uma mulher em New South Wales, no sudeste da Austrália, morreu de uma condição rara de coagulação do sangue após receber a vacina AstraZeneca COVID-19 , informou a Therapeutic Goods Administration .O TGA disse que desde a semana passada, houve quatro casos confirmados de trombose com síndrome de trombocitopenia (TTS), que são “provavelmente” ligados à vacina AstraZeneca. Uma mulher de 52 anos foi um desses casos e o TGA relatou que ela havia sofrido uma forma grave de TTS na forma de um coágulo sanguíneo no cérebro, também conhecido como trombose do seio venoso cerebral, antes de sua morte.

“Estamos tristes com o falecimento de uma mulher que recentemente recebeu a vacina COVID-19 AstraZeneca, e nossos pensamentos estão com sua família e amigos”, disse a AstraZeneca em um comunicado na noite de quinta-feira.”A segurança do paciente continua sendo a maior prioridade da AstraZeneca e continuamos a trabalhar em estreita colaboração com a TGA e outros reguladores em todo o mundo enquanto investigam esses casos muito raros.”A mulher era a mais jovem dos quatro novos casos relatados, com outros incluindo um homem de NSW de 77 anos, um homem da Austrália do Sul de 70 e uma mulher do Sul da Austrália de 87 anos.

Quatro outros casos de TTS na semana passada foram relatados como prováveis ​​casos de associação com a vacina AstraZeneca, três deles em NSW.

No total, houve 48 casos de TTS após a injeção de AstraZeneca na Austrália, com 35 confirmados e 13 avaliados como prováveis ​​entre milhões de vacinações. Até agora, 31 receberam alta do hospital e estão se recuperando, 15 pacientes permanecem no hospital, incluindo um em estado crítico na terapia intensiva e duas pessoas morreram no hospital.

A outra morte que se acredita estar ligada à vacina AstraZeneca foi uma mulher de 48 anos que morreu em um hospital de NSW em abril,  Após a morte da mulher de 52 anos, o diretor médico Paul Kelly lembrou aos australianos que a coagulação do sangue era uma reação “extremamente rara” à vacina.”NSW Health anunciou nas últimas horas que tivemos nossa segunda morte relacionada à vacina AstraZeneca”, disse o professor Kelly.”Uma situação extremamente infeliz de uma mulher de 52 anos que recebeu a vacina algumas semanas atrás.“Devo ressaltar que é apenas a segunda morte, com mais de 3,6 milhões de doses da vacina sendo administradas em toda a Austrália.”

Qualquer pessoa que tenha sido vacinada deve procurar atendimento médico imediato se começar a sentir uma dor de cabeça severa ou persistente, visão turva, falta de ar, dor no peito, inchaço nas pernas, dor abdominal persistente, hematoma incomum ou pontos redondos localizados além do local da vacinação .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *