Exercício de respiração de 5 minutos reduz a pressão arterial tanto quanto drogas ou exercícios; diz estudo

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No espaço de apenas cinco minutos por dia – aproximadamente o tempo que leva para fazer 30 respirações profundas – um simples exercício respiratório pode reduzir a pressão arterial, aumentar a saúde vascular e reduzir drasticamente as chances de desenvolver doenças cardiovasculares graves.

Quase soa como um comercial (e nem mencionamos a parte sobre como você pode fazer isso no conforto da sua própria casa, no sofá enquanto assiste à TV).

Mas isso não é um truque. De acordo com uma nova pesquisa , é o negócio real: uma técnica altamente conveniente e fácil de executar que pode melhorar a saúde de milhões de pessoas, especialmente idosos com hipertensão e problemas cardiovasculares.

“Nós identificamos uma nova forma de terapia que reduz a pressão arterial sem fornecer compostos farmacológicos às pessoas e com uma aderência muito maior do que o exercício aeróbio”, disse o fisiologista integrador Doug Seals, da Universidade de Colorado Boulde

É chamado de treinamento de força muscular inspiratória (IMST), uma forma de treinamento físico projetado especificamente para exercitar o diafragma e outros músculos respiratórios, usando um dispositivo portátil que fornece resistência quando você inspira (como um aspirador de asma que age contra você )

O IMST foi pioneiro há décadas como uma forma de ajudar pacientes com doenças respiratórias em estado crítico a fortalecer suas funções respiratórias independentes, usando apenas resistência leve ou moderada no dispositivo.

Mais recentemente, no entanto, a pesquisa mostrou que a mesma técnica – quando combinada com alta resistência e em sessões curtas de apenas cinco minutos por dia – pode oferecer uma série de benefícios à saúde, melhorando o sono em pacientes com apnéia do sono, reduzindo a pressão arterial , e reduzindo a percepção de estresse .

Para investigar mais a fundo, uma equipe liderada pelo fisiologista integrador Daniel Craighead, da University of Colorado Boulder, conduziu um ensaio clínico no qual 36 adultos saudáveis ​​com idades entre 50 e 79 experimentaram o IMST por um período de seis semanas.

Nesta coorte, metade do grupo foi designada aleatoriamente para fazer IMST de alta resistência, usando dispositivos que tornam significativamente mais difícil a inalação, proporcionando aos músculos respiratórios um treino de maior intensidade.

A outra metade do grupo também fez IMST por seis semanas, mas recebeu efetivamente um placebo: um tratamento simulado que usava versões de baixa resistência do dispositivo.

Tirando essa diferença fundamental, o experimento foi o mesmo para os dois grupos: usar o aparelho para inalar 30 vezes ao dia, em sessões de cerca de cinco minutos, durante seis dias por semana, durante seis semanas.

Após seis semanas, o grupo de tratamento com IMST de alta resistência viu quedas significativas na pressão arterial sistólica (PAS), maior ou igual ao que pode resultar da implementação de outras estratégias de estilo de vida saudável, incluindo exercícios aeróbicos e alguns medicamentos para baixar a pressão arterial.

“Esta melhora na PAS é clinicamente significativa porque está associada a um risco 30 a 40% menor de morte por doença cardiovascular”, explicam os pesquisadores em seu estudo , observando que os efeitos duraram muitas semanas, mesmo após o término do experimento.

“A redução no PAS casual foi amplamente sustentada após seis semanas de abstinência de IMST, com cerca de 75 por cento da redução inicial preservada.”

Além disso, o grupo IMST também observou melhorias significativas na função endotelial vascular , sugerindo que a saúde das artérias melhorou (embora a rigidez arterial tenha permanecido inalterada em um experimento tão curto), enquanto os marcadores de inflamação sistêmica foram reduzidos.

Embora os pesquisadores não entendam totalmente todos os mecanismos de como o IMST de alta resistência oferece esses benefícios, é possível que os exercícios respiratórios estimulem as células que revestem os vasos sanguíneos a produzirem mais óxido nítrico , o que ajuda os músculos a relaxar e melhora o fluxo sanguíneo.

A equipe suspeita que uma intervenção mais duradoura pode levar a resultados ainda mais impressionantes, mas também reconhece que seu estudo precisa ser replicado em um ambiente experimental maior para que possamos saber mais.

Embora o IMST de alta resistência não possa ser amplamente recomendado até que os resultados de tais estudos maiores sejam conhecidos, o que é certo é que a técnica parece realmente fácil de se comprometer: 95 por cento dos participantes do estudo completaram tudo o que foi exigido de seus 5 -sessões de exercícios de minutos, e ninguém desistiu.

Esse alto nível de adesão – proporcionado pela facilidade e conveniência de fazer algo por apenas alguns minutos por dia – vale a pena ter em mente, dado o nível de adesão dos adultos para fazer os 30 minutos geralmente recomendados de atividade física por dia é muito menor – estimado em menos de 5 por cento por um estudo .

“Tomando um profundo, resistiu, ofertas hálito uma maneira nova e não convencional para gerar os benefícios do exercício e atividade física”, Mayo Clinic pesquisadores Michael Joyner e Sarah Baker, que não estavam envolvidos com o estudo, escrever em um comentário sobre a pesquisa.

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