Deus tem socorro para você não temas

Compartilhe

O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.” (Salmo 121:2)

De onde vem nosso socorro? A quem recorremos em tempo de angústia? Hoje, muitos buscam ajuda de amigos, familiares, finanças, etc., mas levantar os olhos para qualquer um, exceto Jesus, remove nosso foco do Único que é nossa ajuda.

Quando o salmista apresenta a pergunta: De onde me vem o socorro? Ele confiava que Deus, o Criador, estava incansavelmente vigiando-o e protegendo-o. Ele sabia que a ajuda pela qual desejava viria do Senhor porque Ele: “Não deixará vacilar o teu pé; Aquele que te guarda não tosquenejará. Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel” (Salmo 121:3–4).

Infelizmente, a tendência humana é procurar ajuda em todos os lugares errados. Geralmente, tentamos resolver nossos problemas em nossa própria força ou de acordo com a sabedoria do mundo. Muitos telefonam para os pais quando precisam de alguém para resgatá-los. Outros procuram amigos incrédulos para satisfazer o desejo de sua alma.

Outros se tornam viciados em suas carreiras para buscar sucesso e auto-estima e alguns recorrem a drogas e álcool para preencher o vazio dentro deles.

Como vemos, muitos tentam encontrar a felicidade experimentando tudo o que este mundo oferece. Mas todas essas soluções não funcionam, porque o que mais precisamos é chegar ao Senhor e pedir ajuda a Ele: “Ajuda-me, Senhor, Deus meu! Salva-me segundo a Tua misericórdia” (Salmo 109:26).

Como o Profeta Isaías, podemos estar firmes sabendo de onde vem nossa ajuda, ou melhor de Quem vem: “Porque o Senhor Soberano me ajuda, não serei envergonhado” (Isaías 50:7).

O salmista afirma: “O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita” (Salmo 121:5). Não importa o que enfrentem, dia ou noite, o Senhor está sobre nós como um escudo protetor. Através de cada problema ou situação difícil, Deus é nosso constante abrigo e refúgio (Salmo 46:1; Salmo 91; Provérbios 18:10).

Dirigindo nossos olhos para Deus simboliza nossa completa confiança e segurança Nele: “Mas os meus olhos te contemplam, ó Deus, Senhor; em Ti confio; não desampares a minha alma” (Salmo 141:8). E o rei Davi confirmou que: “Meus olhos estão sempre voltados para o Senhor, pois Ele livra meus pés de armadilhas” (Salmo 25:15). O escritor de Hebreus nos ensinou a manter o curso e terminar a corrida da vida cristã, “tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé” (Hebreus 12:2).

Jerusalém era o centro da adoração judaica antiga e está localizada no alto de uma montanha. Quando um adorador viajou para lá se aproximando de Jerusalém, o peregrino provavelmente declarou: “Levanto os meus olhos para os montes,” o lugar onde Deus habita pois a Arca da Aliança estava localizada no lugar mais sagrado do templo onde a glória Shekhinah habitava.

As Escrituras freqüentemente se referem às alturas de Jerusalém como a santa “montanha do Senhor,” onde Deus habita (Zacarias 8:3; Isaías 27:13). Um salmista descreve Jerusalém como “a cidade do nosso Deus, no Seu monte santo. Formoso de sítio e alegria de toda a terra é o monte Sião sobre os lados do Norte, a cidade do grande Rei” (Salmo 48:1–2).

“Levanto os meus olhos para os montes” foi a declaração de confiança e dependência do adorador de Deus em busca de ajuda. Ele ia se encontrar com o Senhor e oferecer sacrifícios de louvor porque o Senhor seu Deus, Criador do universo, era sua fonte singular de ajuda. Do lugar elevado de Sua santa presença, Deus concederia assistência e libertação: “Com a minha voz clamei ao Senhor; Ele ouviu-me desde o Seu santo monte” (Salmo 3:4). De sua habitação sagrada, o Senhor ofereceria segurança eterna: “Como estão os montes à roda de Jerusalém, assim o Senhor está em volta do seu povo, desde agora e para sempre” (Salmo 125:2).

Amigos e familiares piedosos devem sempre apontar os angustiados de volta ao que a Bíblia ensina e instrui. Levantar nossos olhos em direção a Deus é uma imagem bíblica de oração, como vemos quando uma grande multidão de inimigos veio contra Josafá e ele orou ao Senhor: “Não sabemos o que fazer, mas nossos olhos estão postos em Ti” (2 Crônicas 20:12).

Quando nascemos de novo, o Espírito Santo vive em nós e Ele está lá para nos conduzir e nos dar discernimento sobre como proceder sobre o que devemos fazer.

Portanto, se alguém lhe perguntar: “De onde vem meu socorro?” Você pode oferecer a eles essa garantia notável; já que em todos os momentos, não importa para onde você vá a Bíblia declara: “Sua ajuda vem do Senhor!” (Salmo 121:2).

Lembre-se sempre de que “os bem-aventurados são todos aqueles que Nele confiam” (Salmo 2:12) porque “o Senhor resgatará Seus servos” (Salmo 34:22).

Salete Sartori colunista do Devocional do dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

www.clmbrasil.com.br