Deus quer que você entre pela porta, pois ainda há esperança

Compartilhe

“Hoje lhes dei a escolha entre a vida e a morte, entre bênçãos e maldições. Escolham a vida, para que vocês e seus filhos vivam!” (Deuteronômio 30:19)

Esta passagem representa o tema mais fundamental de toda a Bíblia; isto é, o Senhor procura entrar em um relacionamento de aliança com as pessoas. Ele estabelece diante deles os termos do pacto, explicita as consequências de manter e quebrar o pacto, e então permite que eles escolham se querem entrar em uma relação covenantal com Ele ou não. Ele deseja que Israel e, finalmente, todas as pessoas sejam salvas e entrem em conhecimento da verdade (1 Timóteo 2:4) significando que Ele quer que “escolhemos a vida.” Deus nos dá a escolha de amá-Lo e obedecê-Lo ou de rejeitar Seu amor.

Embora isso tenha sido direcionado a Israel, a escolha ainda é a mesma. Deus ainda define a vida e a morte diante de nós. Romanos 6:23 nos diz que “o salário do pecado é a morte, mas a dádiva de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Aqueles que aceitam a Cristo pela fé experimentarão a vida e eterna e a bênçãos, enquanto que aqueles que o rejeitam experimentarão a morte e a destruição eterna (João 3:18). Como vemos temos uma escolha clara que envolve consequências eternas.

Quando Moisés se aproxima do final de seu ministério, ele aconselha o povo de Deus a escolher a vida. Ele descreve o caminho dizendo: “Façam isso amando, obedecendo e apegando-se fielmente ao Senhor, pois Ele é a sua vida!” (Deuteronômio 30:20).

Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá” (João 11:25). Quando escolhemos a vida, aceitamos Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador e nos dedicamos a segui-Lo e Ele se torna nossa vida (Colossenses 3:4). Mas a desobediência resulta na maior maldição de todos – morte e destruição agora e para sempre como 2 Tessalonicenses 1:8–9 revela,“Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Eles sofrerão a pena de destruição eterna, a separação da presença do Senhor e da majestade do Seu poder.”

O chamado para escolher a vida não era apenas sobre obedecer às regras. Foi um chamado para o coração: “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças” (Deuteronômio 6:5). E Jesus anunciou este mesmo chamado como o primeiro e maior mandamento (Mateus 22:37-38).

Amar o Senhor é o primeiro passo na escolha da vida. Quando amamos o Senhor, desejamos conhecê-Lo intimamente. Ouvimos a voz Dele e O seguimos (João 10:3, 27). Uma característica do relacionamento entre um pastor e seu rebanho é que ovelhas sempre reconhece a voz de seu pastor. À medida que conhecemos o Senhor intimamente, nos tornamos conscientes de que Ele é nosso Grande Pastor (Hebreus 13:20). Sempre que podemos ser tentados a virar-nos para a direita ou para a esquerda, nosso pastor está lá, dizendo o caminho certo para seguir (Isaías 30:21), nos devemos obedecer e seguir a voz do Senhor.

Quando escolhemos a vida, escolhemos Deus, que é o doador e sustentador da vida (Atos 17:25). A Bíblia diz que Deus deu o sopro da vida no primeiro humano (Gênesis 2:7) e deu o sopro de vida a cada um de nos quando nascemos. Como nossas vidas são um presente de Deus (Salmo 139:13; Atos 17:28), nosso objetivo mais alto deve ser viver para Ele. Jesus disse, se você se apegar à sua vida, você a perderá; mas se você desistir da sua vida por Mim, você a encontrará (Mateus 10:39). Quando escolhemos a vida deixando de lado os desejos egoístas e vivemos por causa Dele; então podemos dizer como o apóstolo Paulo: “Para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro” (Filipenses 1:21).

Portanto, para “escolher a vida”, devemos mudar nosso coração! E essa mudança só pode surgir pela fé em Jesus, que graciosamente nos ensina: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por Mim” (João 14:6).

Hoje, os seres humanos, como na antiga aliança, são confrontados com escolhas. Mas a escolha se concentra primeiro em “Vou obedecer a Deus ou não?” Mas em “Vou confiar em Jesus?” Jesus disse: “Quem não está comigo opõe-se a Mim, e quem não trabalha comigo trabalha contra Mim.” (Lucas 11:23). Jesus ainda está fazendo a pergunta, quem você diz que Eu sou (Mateus 16:15) e nossa escolha em responder a essa pergunta determina nosso destino eterno.

Deus está nos instando a fazer escolhas sérias e deliberadas para o nosso destino eterno. Ele exige que comprometamos e tomemos decisões. Em questões de moralidade, permanecer neutro não é uma opção. As questões são nitidamente definidas; a obediência oposta à desobediência; a vida versus a morte; o bem contra o mal.

Jesus disse: “Eu sou a porta; quem entra por Mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem. O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente” (João 10:9-10), portanto, escolha a vida.

Existem muitos convites do Senhor com promessas graciosas para aqueles que vêm, mas observe especialmente o convite final da Bíblia: “O Espírito e a noiva dizem: “Vem!” E todo aquele que ouvir diga: “Vem!” Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida” (Apocalipse 22:17).

Se você ainda não fez a sua decisão, você aceitará o convite de Deus para vir e andar com Ele e ganhar as eternas bênçãos que Ele tem reservado para quem O recebem?

Lembre-se que a escolha é sua!

Salete Sartori colunista do Devocional do dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

www.clmbrasil.com.br