Isaías conheça a história um dos maior profetas da bíblia que profetizou o nascimento do Rei Jesus

Compartilhe

Isaías é amplamente considerado um dos maiores profetas da Bíblia. Seu nome significa “YHWH (o SENHOR) é a salvação”. Ele morava em Jerusalém e as profecias que Deus lhe deu eram dirigidas a Israel, Judá e outras nações. A tradição judaica diz que ele era de ascendência real e pode ter sido primo do rei Uzias. Isso pode ter dado a ele acesso aos reis de Judá em Jerusalém.

O relato bíblico no capítulo 1, versículo 1 do livro de sua autoria diz que ele recebeu visões de Deus durante os reinados de quatro reis de Judá – Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias. O tempo coberto é desde o final do reinado do rei Uzias ( Isaías 6: 1 ) até o cerco do rei assírio Senaqueribe a Jerusalém. Foi um ministério de pelo menos 40 anos durante a última metade do século VIII AC

O que Isaías fez?

Isaías era casado com uma profetisa ( Isaías 8: 3 ). Eles tiveram dois filhos cujos nomes tinham significados proféticos. Eles eram Sear-Jasube ( Isaías 7: 3 , significando “um remanescente retornará”) e Maher-Shalal-Hash-Baz ( Isaías 8: 1-4 , significando “apresse o despojo, apresse o despojo”).

Isaías e sua família seriam “sinais e maravilhas em Israel” ( Isaías 8:18 ). Suas profecias ainda são “sinais e maravilhas” para nós hoje.

Isaías profetizou durante o cerco de Senaqueribe a Jerusalém

Durante a vida de Isaías, a nação da Assíria era o poder predominante no Oriente Médio. Em 721 aC, a Assíria capturou Samaria, a capital do reino do norte de Israel, e deportou os israelitas para outras terras.

Ao que parece, Isaías viveu em Jerusalém, a capital do reino meridional de Judá, e ele e sua nação logo tiveram que enfrentar o impiedoso e cruel Império Assírio. Por causa dos pecados do povo de Israel e de Judá, Deus disse que estava usando os assírios como “a vara da minha ira e o bordão em cuja mão está a minha indignação” (Isaías 10: 5). 

Após a queda do reino do norte, Judá tornou-se um estado vassalo da Assíria. Quando Judá rejeitou a autoridade da Assíria, o rei Senaqueribe da Assíria trouxe tropas para a região e tomou várias cidades da Judéia. O monarca assírio então voltou sua atenção para Jerusalém.

Durante esse tempo, quando o rei Senaqueribe estava tentando conquistar Jerusalém, Deus usou duas vezes Isaías para enviar mensagens a Ezequias, rei de Judá. Quando a tentativa de cerco a Jerusalém começou, Deus fez com que Isaías dissesse ao rei Ezequias que não se preocupasse com a invasão assíria porque o líder assírio ouviria um boato e voltaria para sua própria terra, onde morreria (Isaías 37: 5-7).

Os assírios então enviaram uma carta ao rei Ezequias na qual blasfemavam contra Deus e faziam mais ameaças contra Jerusalém. Depois que Ezequias levou a carta a Deus e implorou a Ele em oração, Deus enviou uma segunda mensagem por meio de Isaías, informando ao rei Ezequias que Ele (Deus) defenderia a cidade (versículos 21-35).

“Então saiu o anjo do Senhor e matou no arraial dos assírios cento e oitenta e cinco mil; e quando as pessoas se levantavam de manhã cedo, lá estavam os cadáveres – todos mortos. Então Senaqueribe, rei da Assíria, partiu e foi embora, voltou para casa e permaneceu em Nínive ”(versos 36-37). O versículo 38 fala da morte de Senaqueribe. 

Como o profeta Isaías morreu?

A tradição judaica diz que Isaías foi morto sendo serrado ao meio pelo rei Manassés, filho do rei Ezequias. Isso parece ser mencionado em Hebreus 11:37 .

O registro bíblico cita o rei Manassés de Judá como governante que “seduziu” seus súditos “a fazerem mais mal do que as nações que o Senhor destruiu antes dos filhos de Israel”. Ele foi um monarca que “derramou muitíssimo sangue inocente, até que encheu Jerusalém de um a outro extremo” (2 Reis 21: 9, 16). Portanto, parece provável que Isaías tenha sofrido uma morte horrível a mando do Rei Manassés.

Embora tenhamos muito poucas informações sobre a vida de Isaías, seus escritos e profecias inspirados foram preservados na Bíblia por gerações e são mais importantes para nós hoje.

Isaías como escritor

O estilo de escrita de Isaiah revela uma formação bem-educada. International Standard Bible Encyclopedia declara: “Para versatilidade de expressão e brilho de imagem, Isaías não tinha superior, nem mesmo rival. Seu estilo marca o clímax da arte literária hebraica ”(“ Isaías, ”vol. II, p. 885). O estilo de escrita de epigramas, metáforas, interrogação, diálogo, hipérbole e parábolas “caracterizam o livro de Isaías como a grande obra-prima da literatura hebraica” (ibid.).

Muitas das profecias em Isaías começam com as condições históricas e profecias para seus dias e então avançam para um cumprimento muito maior antes do retorno de Jesus Cristo. Este é o dualismo visto em muitas das profecias da Bíblia. O primeiro cumprimento (histórico) é menor em escopo e é seguido pelo maior cumprimento futuro no final desta era presente. O dualismo em Isaías geralmente pertence às profecias sobre Jesus Cristo, Israel, Judá ou outras nações.

Duas exceções seriam as profecias do vindouro Dia do Senhor e do Reino de Deus. Essas profecias são singulares e apontam para apenas um cumprimento.

Existem quatro temas principais de profecia encontrados no livro de Isaías, e os consideraremos no restante deste artigo.

Jesus Cristo, o tema mais importante

Quase um terço dos capítulos do livro de Isaías contém profecias sobre Jesus Cristo, abordando Sua primeira e segunda vinda. Isaías fornece mais profecias sobre a segunda vinda de Cristo do que qualquer outro profeta do Antigo Testamento. A seguir estão algumas profecias sobre Cristo em sua primeira e segunda vinda:

  • “Ele julgará entre as nações” ( Isaías 2: 4 ).
  • Ele seria o “Renovo do Senhor” ( Isaías 4: 2 ; Isaías 11: 1 ).
  • Ele nasceria de uma virgem e seria chamado de “Emanuel” ( Isaías 7:14 ; Isaías 8: 8, 10 ).
  • Ele seria uma “pedra de tropeço e uma rocha de ofensa” ( Isaías 8:14 ).
  • Um eterno “governo estará sobre Seus ombros” e Ele seria chamado de “Príncipe da Paz” ( Isaías 9: 6-7 ).
  • O Espírito Santo “repousaria sobre Ele” ( Isaías 11: 2 ).
  • Ele seria “uma pedra provada, uma preciosa pedra angular, um alicerce seguro” ( Isaías 28:16 ).

Cristo é mencionado diretamente em mais da metade dos capítulos entre Isaías 40 e Isaías 61. Sem dúvida, o capítulo mais importante referente à salvação da humanidade é Isaías 53. Esta profecia explica o quanto Ele sofreria durante Seu sacrifício pelos pecados do homem.

Nesta seção, uma descrição de Sua primeira vinda começa em Isaías 52:14 , que diz: “Seu semblante [aparência] estava mais desfigurado do que qualquer homem”. Isaías 53: 2-5 explica que Sua aparência física terrena não se destacava, Ele foi “desprezado e rejeitado” e “por Suas pisaduras [feridas] fomos curados” de nossas doenças.

Este capítulo fundamental nos diz que Ele viria para dar Sua vida em sacrifício por nossos pecados. O cordeiro pascal simbolizava esse ato misericordioso ( Isaías 53: 7 ; Êxodo 12: 5 ; 1 Coríntios 5: 7 ). As declarações de Sua morte são então repetidas: “Pois Ele foi cortado da terra dos viventes” ( Isaías 53: 8 ). “E fizeram a sua sepultura com os ímpios” ( versículo 9 ). Ele foi uma “oferta pelo pecado” ( versículo 10 ) e “derramou a sua alma na morte” ( versículo 12 ).

Por meio do livro de Isaías, Deus revelou que Jesus viria à terra primeiro como humano para lidar com o pecado e depois novamente em Seu estado glorificado depois de ser ressuscitado da sepultura para estabelecer o Reino de Deus (ver também Hebreus 9:28 ). Não entendendo o dualismo da vinda de Cristo, muitos judeus O rejeitaram durante Sua primeira vinda como humano porque Ele não cumpriu as profecias de governar sobre a terra e estabelecer um governo eterno que ocorrerá durante Sua segunda vinda ( Isaías 9: 6- 7 ; Isaías 40:10 ).

Curiosamente, Deus também revelou por meio de Isaías como Cristo poderia voltar à vida após ser crucificado. O profeta escreveu: “Seus mortos viverão; junto com o meu cadáver eles ressuscitarão ”( Isaías 26:19 ). Além disso, antes da época de Isaías, o Rei Davi havia profetizado sobre a morte e ressurreição de Cristo ( Salmo 16:10 ).

Advertências e garantias para Israel e Judá

Em termos de conteúdo, o maior assunto individual no livro de Isaías são as advertências a Israel e Judá, tanto para a época de Isaías quanto para nós hoje. Os primeiros 11 capítulos descrevem muitos pecados sociais, morais e religiosos que são semelhantes aos pecados que os descendentes modernos de Israel e Judá estão cometendo atualmente. Para uma explicação de quem são essas pessoas hoje, consulte a seção “ 12 Tribos de Israel ” deste site.

O dualismo do cenário histórico como uma profecia para o fim dos tempos é evidente no capítulo 11, que diz: “O SENHOR porá a sua mão segunda vez” para trazê-los de volta do cativeiro ( versículo 11 ). O tempo dessa restauração é durante e depois da segunda vinda de Cristo ( versículos 4-10 ).

As advertências a Israel e Judá sobre seus pecados nacionais continuam ao longo dos capítulos 41 a 49. A diferença é que nesses capítulos Deus os encoraja de que no final os redimirá. aqui estão alguns exemplos:

Nos capítulos 56 a 59, Deus continua a dar correção e advertência a Israel e Judá por seus pecados. Nestes capítulos, Israel e Judá são castigados por sua hipocrisia na forma como adoram a Deus. Há dois capítulos em particular que tratam dessa hipocrisia religiosa. São Isaías 56, que enfoca a guarda do sábado, e Isaías 58, que trata do jejum pelos motivos errados e, novamente, da guarda do sábado de Deus.

As profecias para Israel e Judá no livro de Isaías terminam com uma nota encorajadora futura com a libertação e misericórdia de Deus no vindouro Reino de Deus ( Isaías 61: 3-9 ; Isaías 63: 7-9, 14 ).

O dia do senhor

As profecias sobre o vindouro Dia do Senhor podem ser encontradas nos escritos de muitos dos profetas do Antigo Testamento, e Isaías não é exceção. Este assunto é abordado dos capítulos 2 a 66. Ao contrário do dualismo das profecias para Israel e Judá, a maioria das profecias sobre o Dia do Senhor são para um evento que ainda está por vir. Estes predizem uma época de eventos terríveis e assustadores que levariam ao retorno de Cristo. Muitas pessoas pensam nisso como “o fim do mundo”, embora seja apenas o fim desta era maligna atual.

Isaías explica que o Dia do Senhor durará um ano ( Isaías 34: 8 ; Isaías 61: 2 ; Isaías 63: 4 ). O princípio de um dia por ano na profecia também se aplica ao Dia do Senhor ( Números 14:34 ; Ezequiel 4: 6 ). É o ano da “vingança do Senhor” ou da ira de Deus ( Apocalipse 6:17 ).

Nos capítulos anteriores sobre este assunto (2, 13 e 24), Isaías descreve os efeitos da ira de Deus neste mundo. Os homens se esconderão em cavernas aterrorizados ( Isaías 2: 19-21 ), a terra será abalada e possivelmente removida de sua órbita (Isaías 13:13), e a terra ficará quase vazia e totalmente devastada (Isaías 24: 1 , 3, 6). Isaías também fala do Dia do Senhor como um tempo de guerra (Isaías 31: 8-9). Esses eventos também são descritos nas sete trombetas de Apocalipse 8-9.

Deus ainda revela por meio de Isaías que a “filha da Babilônia” será destruída no Dia do Senhor (Isaías 47: 1, 5, 7, 9). Esses versículos são quase idênticos aos de Apocalipse 18: 7-8, 17-19, 21. Essa Babilônia é o governo final dos tempos e seu sistema religioso que será destruído na volta de Cristo.

O tempo da ira de Deus chegará ao fim quando “a grande trombeta tocará” (Isaías 27:13) e Jesus Cristo voltará à terra (Apocalipse 11:15).

Embora o Dia do Senhor frequentemente se concentre na ira de Deus (a punição que virá sobre o desobediente por um ano antes do retorno de Cristo), este termo também é usado de uma maneira mais ampla por João em Apocalipse 1:10 para descrever todos os eventos — incluindo a ira de Deus, o Milênio e eventos posteriores — que ocorrerão após o retorno de Cristo. Praticamente todos os profetas do Velho Testamento que alertaram sobre o julgamento de Deus no Dia do Senhor também falaram da restauração da paz e da prosperidade que se seguirão ao julgamento. Para obter mais explicações sobre este último significado, consulte o artigo “ O que é o dia do Senhor? 

O reino de deus

O último grande tema abordado em Isaías é o Reino de Deus que Jesus Cristo inaugurará com Seu retorno. O termo “reino” não é usado em Isaías, mas esta era futura é descrita em muitos dos capítulos do início ao fim de Isaías.

A seguir estão algumas das profecias sobre este Reino vindouro:

  • O Senhor estabelecerá Seu reino sobre todas as nações, ensinará ao homem Seus caminhos e julgará entre as nações (Isaías 2: 2-4).
  • O “Renovo” estabelecerá Jerusalém e aqueles que ali habitam como santos (Isaías 4: 2-6).
  • “O governo estará sobre Seus ombros.” Ele será chamado de “Príncipe da Paz” e “o aumento do Seu governo não terá fim” (Isaías 9: 6-7).
  • Todos os animais viverão em paz com o homem e uns com os outros, e “a terra se encherá do conhecimento do SENHOR” (Isaías 11: 6-9).
  • O Senhor reassentará Israel em sua terra (Isaías 14: 1-2).
  • Os surdos ouvirão, os cegos verão, e os descendentes de Jacó “santificarão” o nome do Senhor (Isaías 29:18, 22-24).
  • Um rei e príncipes governarão em habitações calmas e pacíficas (Isaías 32: 1, 15-18).
  • “O deserto … florescerá como a rosa”, os enfermos serão restaurados e “as águas jorrarão no deserto” (Isaías 35: 1-10).

Existem inúmeras profecias sobre o Reino de Deus nos capítulos 44 a 66. É um tema muito importante neste livro. Tudo o que está escrito conduz ao pacífico governo eterno de Deus e, finalmente, a “novos céus e uma nova terra” (Isaías 65:17).

Outros assuntos em Isaías

Além dos quatro temas principais, existem alguns outros assuntos importantes abordados no livro de Isaías. Esses incluem:

  • Profecias de julgamento vindo contra várias nações (Isaías 13-24).
  • A tentativa de Lúcifer de derrubar Deus (Isaías 14: 12-14).
  • A invasão de Judá por Senaqueribe, sua derrota e morte e a extensão da vida de Ezequias (Isaías 36-39).
  • Capítulos que falam daqueles que servem e obedecem a Deus (Isaías 25-26, 54, 61-62).
O ensinamento de Isaías sobre justiça social

Hoje, as passagens do livro de Isaías são comumente citadas em referência à justiça social. Este tópico é realmente um assunto de seu livro, como evidenciado pelo fato de que a palavra justiça é encontrada com mais frequência nos escritos de Isaías do que em qualquer outro livro da Bíblia.

Instando os cidadãos de Jerusalém a se arrependerem de seus pecados, o profeta Isaías implorou-lhes que “aprendessem a fazer o bem; busque a justiça, repreenda o opressor; defende o órfão, pleiteia pela viúva ”(Isaías 1:17, ênfase adicionada ao longo).

Embora buscar a justiça seja o curso de ação honroso para todos os povos em todos os tempos, Isaías também observou que a justiça verdadeira e duradoura viria por meio do retorno de Jesus Cristo para governar a Terra. Isaías explicou que “o Senhor é um Deus de justiça” (Isaías 30:18).

Quando Jesus voltar para governar a terra, Isaías profetizou: “Do aumento do Seu governo e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e sobre o Seu reino, para ordená-lo e estabelecê-lo com juízo e justiça daquele tempo em diante , mesmo para sempre. O zelo do Senhor dos exércitos fará isso ”(Isaías 9: 7).

Falando do reinado de Cristo, Isaías também observou que Ele “não falhará nem ficará desanimado, até que tenha estabelecido a justiça na terra; e os litorais aguardarão a Sua lei ”(Isaías 42: 4).

Relevância das profecias de Isaías

As profecias de Isaías são relevantes em todas as gerações, mas elas apontam principalmente para o fim dos tempos, quando Jesus Cristo retornará e estabelecerá o Reino de Deus. As advertências do Dia do Senhor e as advertências a Israel e Judá são relevantes para nós hoje.

Se dermos ouvidos a essas advertências de Deus, então podemos ter certeza das promessas de misericórdia e salvação por meio de Jesus Cristo que são explicadas no livro de Isaías.

One thought on “Isaías conheça a história um dos maior profetas da bíblia que profetizou o nascimento do Rei Jesus

  • 26 de dezembro de 2020 em 01:56
    Permalink

    Irmãos! Achei incrível esse texto!!! Muito bom mesmo!
    Não encontrei os créditos… quem escreveu?
    De toda forma, parabéns a toda a equipe do CLM notícias!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

www.clmbrasil.com.br