Não é fácil viver uma vida divina no mundo, mas com Deus, tudo é possível

Compartilhe

“Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos Seus caminhos!” (Salmo 128: 1)

No hebraico original, a palavra traduzida como “caminhar” no Salmo 128:1 significa “viver ou se comportar de maneira específica.” O respeito por Deus se expressa em ações e comportamentos com Salomão escreveu: “Tema a Deus e guarda os Seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem” (Eclesiastes 12:13). E Paulo diz à Igreja de Coríntios: “Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo que contamina o corpo ou o espírito, tornando-nos cada vez mais santos porque tememos a Deus” (2 Coríntios 7:1). Aqueles que realmente adoram e servem ao Senhor Deus Todo-Poderoso dedicarão sua vida a Ele não apenas com palavras, mas também obedecendo a Seus mandamentos.

Jesus caminhou nos caminhos de Deus como um exemplo perfeito para nós (Filipenses 2:8). Ele nos mostrou que a obediência e o amor andam de mãos dadas: “Se vocês me amam, obedeçam a Meus mandamentos” (João 14:15).

O apóstolo João cita a obediência como a prova de nosso amor por Deus expressa através de viver por Ele: Aquele que diz: “Eu o conheço”, mas não obedece aos Seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. Mas, se alguém obedece à Sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos Nele: aquele que afirma que permanece Nele, deve andar como Ele andou.” (1 João 2:4-6).

A Bíblia é o nosso livro de instrução para caminhar nos caminhos de Deus e as Escrituras iluminam o caminho para nossos pés, orientando e direcionando nossa maneira de caminhar neste mundo (Salmo 119:105). Andar nos caminhos de Deus descreve um estilo de vida de buscar diariamente conhecer a Deus e viver em obediência à Sua vontade. Significa deleitar-se no Senhor, meditar em Sua Palavra e descobrir Sua vontade (Salmo 40:8).

Aqueles que andam da maneira de Deus escolhem comportamentos que são agradáveis a Ele. Eles “andam pela fé, não pelo que vêem” (2 Coríntios 5:7). Eles “andam de modo a sempre honrar e agradar ao Senhor, dando todo tipo de bom fruto e aprendendo a conhecer a Deus cada vez mais” (Colossenses 1:10). Eles desejam conhecer os caminhos do Senhor e perseguir sinceramente e continuamente um relacionamento cada vez mais profundo com Deus.

Jesus disse a Seus discípulos: “Se alguém quer ser Meu seguidor, negue a si mesmo, tome diariamente sua cruz e siga-Me” (Lucas 9:23). Há um custo envolvido em andar nos caminhos de Deus, o que significa desistir do nosso próprio caminho. Envolve a morte para si mesmo. Nos dias de Jesus, a cruz representou a morte. Quando Jesus disse: “tome sua cruz e siga-Me” (Mateus 16:24), os discípulos entenderam o que Ele quis dizer, que eles tinham que estar dispostos a morrer para segui-Lo. Isso significava renunciar à vontade própria e à ambição egoísta. Jesus disse: “Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá; mas quem perder a sua vida por Minha causa, este a salvará” (Lucas 9:24).

Os crentes são capazes de andar dos caminhos de Deus porque “andam na luz” do Senhor Jesus Cristo, O qual é a luz (1 João 1:7). O Espírito de Deus os capacita a “caminhar pelo Espírito,” obedecer à Sua Palavra e viver de uma maneira que honre e agrada a Ele (Gálatas 5:16; Ezequiel 36:27).

Aqueles que andam com Deus O obedecem, não importa o quê. Mesmo quando há uma saída fácil, eles ainda mantêm o plano de Deus e Seus mandamentos. Não é fácil viver uma vida divina no mundo, mas com Deus, tudo é possível (Filipenses 4:13).

Salete Sartori colunista do Devocional do dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

www.clmbrasil.com.br