O Senhor nos dará paz e conforto, mesmo nas piores circunstâncias, porque, com Ele, nada é impossível

Compartilhe

Que Deus, a fonte de esperança, os encha inteiramente de alegria e paz, em vista da fé que vocês depositam Nele, de modo que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo. (Romanos 15:13)

Aqui Paulo está orando pelo crente, afirmando que quando depositarmos nossa confiança em Deus, a fonte da esperança, Ele nos preencherá com paz e alegria, através do poder do Espírito Santo.

É importante notar que essa transmissão de esperança requer o poder do Espírito Santo, como Cristo prometeu a Seus discípulos em Atos 1:8. O Espírito Santo é um dom que cada crente nascido de novo recebe e Ele nos permite transbordar de esperança.

Deus prova Sua fidelidade ao Seu povo por toda a Bíblia, conduzindo-o com segurança por circunstâncias inimagináveis ​​e libertando-o de suas dificuldades e incertezas. Precisamos entender que, se andarmos em comunhão com Ele, Deus nunca deixará ou abandonará Seu povo; Seus planos são planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro (Jeremias 29:11).

Infelizmente, a maioria das pessoas entendem a esperança como uma ilusão. Não é isso que a Bíblia quer dizer com esperança. A definição bíblica de esperança é uma firme garantia em relação a coisas que são desconhecidas, enquanto esperamos pacientemente e com confiança por sua realização (Romanos 8:24-25).

Deus quer que confiemos Nele. O Salmo 147:11 nos diz que o Senhor se deleita dos que O temem, dos que colocam sua esperança no Seu amor leal, e em Hebreus 10:23, somos instruídos a confiar Nele pois Aquele que prometeu, é fiel.

Confiar é acreditar, ter confiança nas promessas de Deus em todas as circunstâncias, mesmo naquelas em que a evidência parece ser contrária. Hebreus 11 fala sobre fé, que é aceitar e crer na verdade que Deus revela sobre Si mesmo, supremamente na pessoa de Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo. Portanto, a conseqüência prática da fé em Deus é a confiança, que provamos vivendo a plena aceitação das promessas de Deus dia após dia. É com essa confiança que nos é prometida a paz: “Tu, Senhor, guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em Ti confia” (Isaías 26:3).

Provérbios 3:5 nos diz: “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento.” Este versículo resume o ensino da Bíblia sobre confiança. É no Senhor em quem devemos confiar, não em nós mesmos ou em nossos planos, e certamente não nos caminhos do mundo.

Confiamos no Senhor porque somente Ele é verdadeiramente digno de confiança. Sua Palavra é confiável (Salmo 111:7; Tito 1:9), Sua natureza é fiel e verdadeira (Deuteronômio 7:9; Salmo 25:10; 145:13; 146:6), e Seus planos para nós são perfeitos e propositados (Isaías 46:10; Jeremias 29:11).

Além disso, devido à natureza de Deus, devemos confiar Nele com todo nosso coração, comprometendo todos os aspectos de nossa vida a Ele com confiança total; e não devemos confiar em nós mesmos porque nosso entendimento é temporal, finito e contaminado por nossa natureza pecaminosa. Se confiarmos em nós mesmos sem consultar Deus, o desastre inevitavelmente segue.

Jesus é a nossa Rocha sólida e, portanto, os cristãos podem encontrar paz em tempos de crises e provações que muitas vezes levam outros a fazer coisas impensáveis. A paz é o conforto abençoado que o Espírito Santo, que habita em todo crente nascido de novo, nos dá.

Os cristãos podem ter a paz, a alegria e a esperança que ultrapassam todo o entendimento (Filipenses 4:7), mesmo em meio a terríveis experiências devastadoras, porque, mesmo se alcançarmos o que consideramos nosso ponto mais insuportável, a Palavra de Deus diz que Ele nunca nos deixará ou nos abandonará (Mateus 28:20).

O Senhor nos dará paz e conforto, mesmo nas piores circunstâncias, porque, com Ele, nada é impossível.

Lembre-se sempre de que “aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam” (Isaías 40:31). E o Senhor disse: “Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo” (João 14:27).

Por esse motivo, nossa alma deve ficar quieta e esperar somente por Deus, porque nossa esperança vem Dele (Salmo 62:5). Portanto, “apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois Aquele que prometeu é fiel” (Hebreus 10:23).

Salete Sartori colunista do Devocional do dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

www.clmbrasil.com.br